Campanha de multivacinação para crianças e adolescentes começa neste sábado no Ceará
A Campanha Nacional de Multivacinação começará no Ceará a partir deste sábado, 30. A ação é voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade que precisam atualizar a caderneta de vacinação.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a ação, que busca ampliar os indicadores de imunização e diminuir os riscos de reintrodução de doenças já controladas ou eliminadas, ocorrerá em todo o Ceará e mais de 2.500 salas de vacinação estarão ativas no território estadual.
A campanha tem como objetivo avaliar o cartão de vacinação e imunizar cerca de 2 milhões de pessoas no Estado. No total, 17 tipos de vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde e salas de vacinação, como BCG, Hepatite A, Hepatite B, Vacina Oral Poliomielite (VOP), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral e HPV quadrivalente.
A vacina para a Covid-19 também será ofertada nos locais para crianças a partir de seis meses de idade. A Secretaria recomenda à população que confira a faixa etária adequada para cada dose do esquema vacinal.
Segundo a Sesa, o Ceará conta com resultados superiores a 80% de cobertura vacinal em alguns imunizantes. Porém, ainda é necessário alcançar metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para eliminação e controle das doenças, com 90% do público-alvo vacinado para BCG e rotavírus e 95% para as outras vacinas.
A sala de vacinação do Vapt-Vupt do Antônio Bezerra, localizado em Fortaleza, é um dos locais que promoverá a iniciativa. A ação terá início às 8 horas e vai até às 16h30min. Além do equipamento, postos de todo o Estado deverão aderir à campanha, que ocorrerá até o dia 14 de outubro.
Multivacinação no Ceará: confira as vacinas disponibilizadasAté 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade
BCG
Poliomielite inativada (VIP)
Poliomielite oral (VOP)
Pneumocócica 10 valente (conjugada)
Meningocócica C (conjugada)
Hepatite ATetraviral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela – SCRV)
Rotavírus (1ª dose até 3 meses e 15 dias e a 2ª dose até 7 meses e 29 dias)
Hepatite BTríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR)
Febre Amarela
Covid-19
Até 6 anos, 11 meses e 29 dias de idade
Penta (DTP/Hib/HB)
DTP (Difteria, tétano e coqueluche)
Hepatite BTríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR)
Febre amarela
Covid-19
A partir de 7 anos até 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade
Hepatite B
Febre Amarela
dT (Difteria e tétano)
Tríplice viralCovid-19
9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade
HPV
11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade
Meningocócica ACWY
Fonte- O Povo