Formação de professores é prejudicada pela falta de estágio nas escolas

Foto: Agência Brasil
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Segundo dados do Enade, mais da metade dos formandos em licenciaturas não completou a carga horária mínima de 400 horas de estágio

O estágio obrigatório nas licenciaturas, que visa preparar os futuros professores para a realidade das salas de aula, não está sendo cumprido adequadamente no Brasil. Segundo dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2021, divulgados pelo movimento Todos pela Educação, mais da metade dos formandos em licenciaturas não completou a carga horária mínima de 400 horas de estágio. Além disso, quase 12% dos estudantes nem sequer fizeram o estágio.

O Enade é uma avaliação aplicada aos estudantes que estão concluindo os cursos de graduação. Em 2021, foram avaliados os cursos de licenciatura, que formam professores para a educação básica. Os estudantes, além de fazerem as provas, responderam a um questionário sobre a formação recebida. As questões sobre o estágio fazem parte desse questionário.

O estágio é uma etapa importante da formação docente, pois permite que os estudantes tenham contato com as escolas e vivenciem a rotina escolar, sob a supervisão de professores experientes. O objetivo é que eles possam aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na graduação e se familiarizar com os desafios e as oportunidades da profissão.

No entanto, os dados do Enade mostram que essa etapa não está sendo valorizada nem cumprida como deveria. Cerca de 55% dos concluintes em licenciaturas, o equivalente a cerca de 165 mil estudantes, disseram que cumpriram menos de 300 horas de estágio. Outros 11,82%, o equivalente a 35,5 mil alunos, disseram que sequer fizeram o estágio. Os dados mostram ainda que 19,49%, ou 58,5 mil, cumpriram entre 301 e 400 horas e apenas 13,71%, ou 41,2 mil, fizeram estágios de mais de 400 horas.

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