Outubro será um mês de calor extremo no Brasil, alerta Inmet

Foto: Site Funceme
Compartilhe

As temperaturas devem ficar acima da média histórica para o mês na maior parte do país

O Brasil deve enfrentar mais uma onda de calor neste mês de outubro, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas devem ficar acima da média histórica para o mês na maior parte do país, podendo chegar a 3°C a mais do que o normal em algumas regiões.

O fenômeno climático El Niño, que provoca o aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico, é o principal responsável pelo calorão que deve atingir o país. O El Niño também interfere na distribuição das chuvas, aumentando as precipitações no Sul e intensificando a seca no Norte e Nordeste.

De acordo com a análise da empresa de meteorologia Climatempo, outubro é um mês tipicamente quente, com registros de temperaturas extremas. Mas neste ano, o El Niño pode levar o país a mais uma onda de calor, semelhante à que ocorreu na segunda quinzena de setembro.

As áreas mais afetadas pelo calor devem ser as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, onde as temperaturas devem ficar de 2°C a 3°C acima da média dos anos anteriores. Em estados como Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, as temperaturas médias devem superar os 29ºC.

Goiás e o Distrito Federal também devem sofrer com o calor intenso, que pode trazer riscos à saúde e ao meio ambiente. A recomendação é que as pessoas se hidratem bem, evitem exposição ao sol nos horários mais quentes do dia e usem protetor solar.

Por outro lado, as chuvas devem amenizar as temperaturas em algumas localidades do sul de Mato Grosso do Sul e parte do Sul do país. Para essas áreas, é esperado que os termômetros fiquem abaixo dos 20°C, ligeiramente abaixo da média para esta época do ano.

A seca em parte do país continuará a preocupar em outubro. A previsão do Inmet é de chuva abaixo da média histórica nas regiões Norte e Nordeste. Nos estados do Nordeste do país e no norte da região amazônica, o volume de chuva deve ser inferior a 70 milímetros. Já na faixa oeste e em áreas do sul da região Norte, a chuva pode ficar próxima e ligeiramente acima da média histórica, com previsão de 140 mm.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content