Mestrado para professores da educação básica abre 4,7 mil vagas
O objetivo do programa é promover a formação continuada dos docentes da educação básica, por meio de cursos stricto sensu
Os professores da educação básica que desejam aprimorar seus conhecimentos e suas práticas pedagógicas têm uma oportunidade de se inscrever em cursos de mestrado profissional oferecidos por sete programas nacionais. São mais de 4,7 mil vagas distribuídas em diversas áreas do conhecimento, como matemática, letras, física, história, biologia, artes e química.
Os cursos fazem parte do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB), criado em 2011 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo do programa é promover a formação continuada dos docentes da educação básica, por meio de cursos stricto sensu (sentido estrito) que articulem teoria e prática.
Os cursos são semipresenciais, ou seja, combinam atividades presenciais e a distância. As aulas terão início no primeiro semestre de 2024. Cada programa tem um edital próprio, com prazos e requisitos específicos para a inscrição e a seleção dos candidatos. Os editais podem ser consultados nos sites dos respectivos programas.
As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 1.800 vagas para o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat); 721 vagas para o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras); 710 vagas para o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF); 672 vagas para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória); 330 vagas para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio); 301 vagas para o Programa de Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes); e 252 vagas para o Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (Profqui).
Os interessados devem acessar os sites dos programas e verificar as condições para participar. Os cursos são gratuitos e destinados aos professores que estejam atuando na educação básica, preferencialmente na rede pública de ensino. Os cursos têm duração média de dois anos e exigem a elaboração e a defesa de uma dissertação ao final do curso.
Os cursos do ProEB visam contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no país, por meio da formação de professores qualificados e capazes de desenvolver projetos que atendam às demandas e aos desafios da educação brasileira. Além disso, os cursos buscam estimular a produção e a disseminação do conhecimento científico e tecnológico na área da educação.