F1: AlphaTauri descarta copiar Red Bull em projeto de carro para 2024

Compartilhe

Equipe alega questões de orçamento para usar poucas peças da matriz.

A AlphaTauri passará por profundas mudanças na Fórmula 1 a partir de 2024. Mas entre as mudanças, o time ainda busca um caminho entre o vínculo com a Red Bull e a independência de projetos.

Ao anunciar em junho que a AlphaTauri mudaria de nome no fim de 2023, Helmut Marko afirmou que a tendência era que o time tivesse carros mais próximos aos projetados pela Red Bull, de forma a conquistar resultados mais competitivos.

“A orientação é clara: (o projeto segue) baseado na Red Bull Racing até onde o regulamento permitir. Construções do tipo ‘faça você mesmo’ são o caminho errado”, afirmou o consultor da Red Bull.

No entanto, a AlphaTauri acredita que não precisará utilizar um número de componentes superior ao que tem utilizado nas mais recentes temporadas. O time é lanterna do Mundial de construtores em 2023, com cinco pontos, e foi penúltimo em 2022, com 35.

“Desde que iniciamos esta sinergia em 2019, as peças que selecionamos no menu foram diferentes, e para o próximo ano serão um pouco diferentes novamente”, explicou Jody Egginton, diretor técnico da AlphaTauri.

“Quando você começa a comprar peças de equipes fornecedoras, você precisa ficar de olho no orçamento. Mas vamos maximizar o que estiver disponível para nós, enquanto tentamos fazer o máximo que pudermos”, acrescentou.

Segundo Egginton, o plano A para 2024 é utilizar somente o que couber no orçamento da equipe, mas conseguir aproveitar o máximo.

“A matriz (da Red Bull) está dizendo para otimizarmos o que pudermos fazer”, explicou. “Tornou-se um pouco mais público ultimamente, por várias razões, e nós fomos encorajados a olhar tudo e explorar cada área. Mas haverá algumas coisas que não poderemos pegar.”

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content