O Leão tenta ser o primeiro time brasileiro campeão contra a LDU em uma final
Os equatorianos já venceram três times brasileiros em finais internacionais. Os times superados foram o Fluminense (2x) e o Internacional, por diferentes competições.
O técnico Juan Pablo Vojvoda terá mais um grande tabu para quebrar com a camisa do Fortaleza, desta vez em uma final internacional. Para sagrar-se campeão da Copa Sul-Americana de 2023, o Leão precisará se tornar o primeiro time brasileiro a superar a LDU, do Equador, em uma decisão.
Até o momento, o time equatoriano já teve três finais contra equipes do Brasil, por diferentes competições, e em todas saiu de campo com a taça de campeão. Os Azucenas venceram o Fluminense duas vezes, sendo elas na Libertadores de 2008 e na Copa Sul-Americana de 2009. A outra vítima do time de Quito foi o Internacional, na Recopa, também em 2009.
A final da Copa Libertadores de 2008 teve tons de dramaticidade. Após vener a partida de ida por 4 a 2, no Equador, a LDU perdeu no Maracanã por 3 a 1 e viu o Fluminense levar a decisão para os pênaltis. Entretanto, os equatorianos tiveram melhor aproveitamento nas cobranças e venceram por 3 a 1.No ano seguinte, em 2009, duas finais contra times brasileiros vencidas. A primeira delas foi contra o Internacional, na final da Recopa Sul-Americana, que reunia o vencedor da última Libertadores e Copa Sul-Americana. A LDU venceu os dois jogos contra o Colorado, pelos placares de 1 a 0 (Beira-Rio) e 3 a 0 (Casa Blanca).
Meses depois o Fluminense voltou a ser vítima dos Azucenas. Em dezembro, as duas equipes se encontraram na final da Copa Sul-Americana e, novamente, o final foi positivo para a LDU, que triunfou no jogo de ida por 5 a 1 e perdeu na volta por 3 a 0. O placar agregado foi de 5 a 4 para a equipe do Equador.
O Fortaleza terá a oportunidade, no próximo dia 28, de mudar o cenário negativo de equipes brasileiras contra a LDU em finais. Neste dia, os dois times irão ao gramado do Estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, no Uruguai, pela final da Copa Sul-Americana.
O horário da partida ainda será divulgado pela Conmebol. O Leão chegou à final após eliminar o Corinthians na semifinal da Sul-Americana, com um placar agregado de 3 a 1. Na ida, em São Paulo, a partida terminou em 1 a 1, enquanto na volta os cearenses venceram por 2 a 0. A LDU, por sua vez, superou o Defensa y Justicia, da Argentina, por 3 a 0 no primeiro jogo e empatou o segundo por 0 a 0.