A importância do Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama, que surgiu em 1997, nos Estados Unidos. Desde então, são realizadas ações no mundo inteiro com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença.
As ações promovidas durante todo o mês buscam fortalecer e valorizar as mulheres que estão lutando contra o câncer de mama e que têm, muitas vezes, encontrado todo o tipo de barreira e até preconceito na busca pela recuperação da saúde. Por isso, o diagnóstico precoce faz a diferença no tratamento e na busca da cura, e este é o foco da conscientização promovida pelo Outubro Rosa. O autoexame é a maneira mais efetiva de perceber a doença. Toda mulher, a partir dos 40 anos, deve realizar a mamografia, mas, por medo ou desinformação, muitas evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Nesse cenário, aumenta a importância da campanha Outubro Rosa.
E esta é uma batalha de toda a sociedade, que deve ter também o envolvimento dos homens no apoio às mulheres, além da participação das autoridades responsáveis pelas políticas públicas. Não basta apenas a conscientização pela prevenção, os postos de saúde e hospitais precisam garantir o atendimento adequado com suportes para consultas em prazos aceitáveis, equipamentos para exames e laboratórios e recursos para pesquisas. Mas para isso, medidas preventivas são fundamentais, pois reforçam que, manter hábitos saudáveis, com boa alimentação e prática de atividades físicas, é importante na prevenção à doença.
Editorial Jornal Paraíso 19/10/2023