Programa visa combater a violência contra mulheres e meninas
Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, foram registrados 66.041 casos de violência doméstica e familiar contra mulheres, 1.350 feminicídios e 66.573 estupros no país
A violência contra mulheres e meninas é um grave problema social que afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, foram registrados 66.041 casos de violência doméstica e familiar contra mulheres, 1.350 feminicídios e 66.573 estupros no país.
Para enfrentar essa realidade, é preciso capacitar profissionais de diversas áreas que lidam com as vítimas e os agressores, como policiais, juízes, promotores, advogados, assistentes sociais, psicólogos, médicos e educadores.
Com esse objetivo, a Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher do Congresso Nacional promove uma audiência pública para apresentar o Programa de Capacitação para Enfrentamento da Violência contra Mulheres e Meninas, projeto da Fundação Demócrito Rocha.
O programa consiste em um curso online e gratuito, com carga horária de 120 horas, dividido em quatro módulos: Conceitos e Contextos; Legislação e Políticas Públicas; Atendimento e Acolhimento; e Prevenção e Educação.
O curso é destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, bem como a estudantes e interessados no tema. As inscrições serão abertas em breve no site da fundação.