Desenrola pode ajudar agricultores familiares a quitar dívidas

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Compartilhe

A ferramenta tecnológica será estendida para os produtores rurais de menor porte assim que possível

Os agricultores familiares que têm dívidas com bancos ou empresas poderão contar com uma ferramenta para renegociar seus débitos com descontos. Trata-se da plataforma do Desenrola, um programa do Ministério da Fazenda e da B3, a bolsa de valores brasileira, que leiloa abatimentos para dívidas de até R$ 5 mil de quem ganha até dois salários mínimos.

A possibilidade de usar a plataforma para os pequenos produtores rurais foi anunciada nesta segunda-feira (23) pelo Ministério da Fazenda. A plataforma é um ativo que pode ser mobilizado para outras renegociações e que ele colocou à disposição do MDA para o futuro.

De acordo com a pasta a plataforma não poderá ser usada neste momento porque está em andamento a terceira fase do Desenrola, que começou no início do mês e oferece desconto médio de 83% para dívidas de nove setores. No entanto, a ferramenta tecnológica será estendida para os produtores rurais de menor porte assim que possível.

O Desenrola é um programa que visa ajudar os consumidores endividados a recuperar o crédito e a saúde financeira. A plataforma funciona como um leilão reverso, em que as instituições financeiras ou empresas oferecem descontos para as dívidas dos consumidores. Quem oferecer o maior desconto fica com o crédito e recebe o pagamento do consumidor.

Para participar do Desenrola, o consumidor precisa acessar o site www.desenrola.gov.br e fazer o cadastro no Portal gov.br, com conta nível prata ou ouro e com os dados atualizados. Depois, ele deve escolher uma instituição ou empresa inscrita no programa para fazer a renegociação. A plataforma mostra as dívidas por ordem de desconto, do maior para o menor. O consumidor pode selecionar o número de parcelas e efetuar o pagamento.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content