Destinação de faixa de frequência de rádio será debatida na Câmara
A faixa de 6 GHz é uma das questões que serão discutidas no evento internacional
As comissões de Comunicação e de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados debate, nesta segunda-feira (30) a destinação da faixa de frequência de 6 GHz no Brasil. A audiência pública tem o objetivo de discutir o tema antes da Conferência Mundial de Rádio, que acontecerá em novembro em Dubai.
A faixa de 6 GHz é uma das questões abordadas no evento internacional, organizado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). A faixa é considerada estratégica para o desenvolvimento das redes sem fio, como WiFi e 5G. No entanto, há divergências sobre a melhor forma de aproveitá-la.
De acordo com o requerimento há dois grupos com visões diferentes sobre a alocação da faixa de 6 GHz. Um deles defende a destinação integral da banda para redes WiFi, alegando que isso traria benefícios para a sociedade, como maior acesso à internet, inclusão digital e inovação tecnológica.
O outro grupo propõe a divisão da faixa em dois segmentos idênticos, de 600 MHz cada, sendo um para redes WiFi e outro para redes móveis. Neste caso, o segmento destinado aos serviços móveis seria leiloado e licenciado entre as operadoras móveis, gerando receita para o governo e para o setor.