Jovem com malformação rara espera por consulta há um ano meio

Compartilhe

Desde junho de 2022 a família do jovem espera a consulta de retorno

O jovem Mateus Pinto Sousa, 22, residente na localidade de São João, no distrito de Aracatiaçu, distante da sede Sobral 64 quilômetros, que sofre de uma doença rara no crânio, espera há um ano e seis meses por uma consulta para apresentar um exame ao médico. Mateus Pinto disse que sente dores na cabeça há três anos e conseguiu fazer os exames para o diagnóstico da doença no dia 15 de junho de 2022 e até o fechamento desta matéria ainda não tinha conseguido retorno ao médico.

De acordo com a dona de casa Claudiana Sousa Pinto, mãe de Mateus, os servidores do posto de saúde de Aracatiaçu, disseram que a demora para marcar a consulta é porque a fila de pessoas à frente de Mateus é extensa.

“Todos os meses vou no posto e pergunto como é que está o retorno e elas falam a mesma coisa. A última vez que falei com a gerente ela disse que tem mais de 800 pessoas na frente pior que ele. O médico deu três meses para eu retornar depois do exame”, disse dona Claudiana.

Mateus Pinto disse que devido às dores fortes na cabeça teve que deixar o trabalho. “Tive que deixar de trabalhar porque as dores eram tão fortes que eu ficava tonto, me tremendo, com falta de ar e a cada dia que passa tá piorando. Antes eu sentia uma vez por semana e agora é quase todo dia”, disse Mateus.

De acordo com a Impressão Diagnóstica do exame, Mateus sofre de herniação das tonsilas cerebelares, além do forame magno, achados que estão associados à malformação de Chiari tipo 1. A doença é uma malformação rara que acomete o sistema nervoso central. De acordo com especialistas a doença pode causar efeitos compressivos ou outras alterações da medula espinhal.

Os profissionais dos postos de saúde de Sobral não têm autorização para falar com a equipe de reportagem do Sistema Paraíso e a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde de Sobral não responde às tentativas contatos do Portal Paraíso.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content