Ministério da Saúde cria calendário digital para facilitar vacinação

Foto: Agência Brasil
Compartilhe

O calendário digital também oferece informações sobre as doenças que podem ser evitadas com a vacinação

O Ministério da Saúde lançou uma nova ferramenta para incentivar a população a se vacinar contra as diversas doenças preveníveis por imunização. Trata-se de um calendário digital, que pode ser baixado gratuitamente, e que mostra as vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI), de acordo com a idade e o perfil de cada pessoa.

O calendário digital também oferece informações sobre as doenças que podem ser evitadas com a vacinação, como sarampo, meningite, hepatite, febre amarela, entre outras. Além disso, o site da ferramenta apresenta dados atualizados sobre a vacinação contra a covid-19 e contra a influenza no Brasil, por meio de painéis de monitoramento e de um vacinômetro.

O objetivo do ministério é ampliar as coberturas vacinais em todo o país, especialmente entre crianças e adolescentes menores de 15 anos, que devem manter a caderneta de vacinação em dia. O PNI distribui anualmente 48 imunobiológicos, sendo 31 vacinas, 13 soros e quatro imunoglobulinas (anticorpos). Algumas vacinas são destinadas a grupos em condições clínicas especiais, como pessoas com HIV ou em tratamento de doenças, que devem procurar os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais.

A partir de 2024, a dose contra a covid-19 passará a fazer parte do PNI. O ministério recomenda que estados e municípios priorizem os grupos com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos, gestantes, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre outros.

O site do calendário digital também conta com conteúdo voltado para profissionais de saúde, como publicações técnicas, atividades de microplanejamento e portarias. Segundo o ministério, isso visa subsidiar as equipes de saúde para planejar e executar ações com o objetivo de melhorar a vacinação da população.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content