Sobralense se prepara para a visita do Dia de Finados
Em Sobral são 33 cemitérios públicos distribuídos na sede e nos distritos e dois privados situados na sede
Os 35 cemitérios de Sobral, incluindo públicos e privados, estão prontos para receber o sobralense que irá visitar o túmulo de seus entes queridos nesta quinta-feira 2 de novembro, Dia de Finados, feriado nacional. A expectativa é que este ano o público de visitantes supere o de anos anteriores.
Em Sobral são 33 cemitérios públicos distribuídos na sede e nos distritos e dois privados situados na sede. O Cemitério Santa Marta, no grande Sinhá Saboia é único público que não é de responsabilidade da Prefeitura de Sobral e sim da Paróquia de Fátima em parceria com o executivo municipal. O horário de missas no cemitério Santa Marta será às 6h e às 16h.
O horário de visita para todos os cemitérios públicos será das 6h às 17h. Já o horário das celebrações de missas será de acordo com a definição de cada paróquia a qual o cemitério está inserido. Os cemitérios particulares, Jardim da Paz e Jardim Eterno, estarão abertos das 6h às 19h com missas às 8h no Jardim da Paz e às 16h no Jardim Eterno. Os dois cemitérios particulares de Sobral somam ao todo 1.580 túmulos ocupados, sendo 1.200 no Jardim Eterno e 380 no Jardim da Paz.
O cemitério São Francisco, localizado no bairro do Junco é o maior de Sobral com cerca de dois mil túmulos, de acordo com a administração. O horário de missa será às 9h.
Além dos visitantes que irão prestar homenagens aos seus entes queridos, os ambulantes aproveitam o feriado para lucrar vendendo coroas, velas, rosas, enfeites e lanches. O Portal Paraíso conversou com dona Maria José que vende coroas há 30 anos. De acordo com a vendedora todos os anos ela consegue vender cerca de 200 unidades na calçada do cemitério São Francisco. “Eu sempre começo a vender coroas na véspera do Dia de Finados, já para reservar o lugar”, disse a comerciante.