Ministério da Saúde vai criar memorial para homenagear vítimas e profissionais da pandemia de Covid-19

Foto: Agência Brasil
Compartilhe

O objetivo é que o local seja destinado à memória e reflexão sobre causas, consequências, enfrentamento e superação da pandemia

O Ministério da Saúde publicou uma portaria que institui o Memorial da Pandemia de Covid-19, no Centro Cultural do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro. O objetivo é que o local seja destinado à memória e reflexão sobre causas, consequências, enfrentamento e superação da pandemia, na perspectiva de estabelecer novos parâmetros e protocolos científicos de atuação do Estado brasileiro em situações de risco sanitário similar.

“O espaço deverá ter caráter educativo e de transmissão de conhecimento no campo da saúde, contemplando múltiplos olhares e perspectivas e assegurando interdisciplinaridade no tratamento do tema entre diferentes órgãos governamentais e instituições”, define a portaria.

O Ministério da Saúde criará uma comissão especial, à qual caberá propor o projeto do memorial; conceber uma política nacional de preservação da memória da pandemia de covid-19; acompanhar a instalação do memorial e elaborar o desenho de atividades a serem desenvolvidas no local, indicando potenciais parceiros; e definir a forma de trabalho, com a prerrogativa de convidar colaboradores de diferentes áreas do ministério e de outros órgãos e entidades.

O memorial será uma forma de homenagear as vítimas e os profissionais que atuaram na linha de frente do combate à pandemia, que já deixou mais de 600 mil mortos no Brasil. Além disso, será um espaço de aprendizado e conscientização sobre a importância da saúde pública e da prevenção de doenças.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content