Quase metade dos homens acima de 40 anos não fazem exames de rotina
Médicos ressaltam a importância do diagnóstico precoce.
Um levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia revela que quase metade dos homens acima de 40 anos não costumam realizar consultas de rotina e só vão ao médico quando sentem alguma coisa.
Entre os que utilizam o Sistema Único Saúde a proporção sobe para 58%. O Novembro Azul chega mais uma vez para lembrar sobre os riscos de uma das doenças mais graves que acontecem aos homens: o câncer de próstata, um assunto que ainda esbarra no preconceito e na falta de informação.
Esse tipo de câncer é uma das doenças urológicas que mais assustam, ao lado da impotência sexual. No entanto 1 a cada 7 homens responderam ter medo de fazer o exame de toque retal.
Além disso, enquanto 75% dos entrevistados afirmaram conhecer a doença, 85% disseram não saber quais os seus sintomas.
Alfredo Canallini, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, avalia que números são preocupantes e ressalta a importância do diagnóstico precoce não só do câncer mas também de outras doenças. De acordo com o especialista, as mulheres tem uma rotina de cuidar da saúde desde pequenas. Um exemplo que deve ser seguido também por eles.
A pesquisa também apontou que um quarto dos entrevistados reconhecem que são sedentários e este foi o problema de saúde mais citado.