Enem 2023 tem 28,1% de abstenção no primeiro dia de provas

Foto: Edwalcyr Santos/Sistema Paraíso
Compartilhe

Dos mais de 3,9 milhões de inscritos neste ano, 28,1% não compareceram aos locais de prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizado nesse domingo (5) com a aplicação das provas de linguagens; códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Dos mais de 3,9 milhões de inscritos neste ano, 28,1% não compareceram aos locais de prova, segundo dados preliminares divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O índice de abstenção foi semelhante ao registrado no ano passado (28,3%), quando o Enem foi realizado em meio à pandemia de Covid-19. O ministro da Educação, Camilo Santana, comemorou o aumento de 13,1% no número de inscritos em 2023, em relação a 2022, e disse que isso representa um esforço do governo para incentivar os jovens a buscar uma vaga no ensino superior. “Tivemos cerca de 500 mil inscritos a mais comparado ao ano de 2022. É um esforço também que o governo tem feito para retomar que nossos jovens realizem o Enem, a esperança de fazer universidade”, afirmou Santana.

O Enem 2023 trouxe algumas novidades, como a impressão colorida dos gráficos e das figuras das provas, para facilitar a visualização das pessoas que são daltônicas ou têm problemas de visão. O cartão-resposta também foi ampliado para atender às pessoas com alguma deficiência visual.

De acordo com o balanço apresentado pelo MEC e pelo Inep, o primeiro dia de provas do Enem 2023 teve 4.293 candidatos eliminados por descumprirem as regras do edital, como portar equipamento eletrônico, sair da sala antes do horário permitido (15h30), utilizar impressos e não atender orientações dos fiscais. Além disso, 905 candidatos tiveram problemas durante a aplicação das provas, que envolveram emergências médicas, interrupções temporárias de energia e desabastecimento de água.

Os estudantes que foram prejudicados por esses problemas, ou por condições climáticas e de logística, poderão solicitar a reaplicação das provas para os dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para os candidatos que foram alocados em locais de prova em distância maior do que a previsão do edital (30 quilômetros), ou que tiveram doenças e questões de saúde que impediram a realização da prova. O requerimento será disponibilizado pelo Inep.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content