Trombose venosa é responsável por 165 internações diárias no Brasil

Foto: Agência Brasil
Compartilhe

Apenas nos oito primeiros meses deste ano, cerca de 165 pessoas foram hospitalizadas todos os dias na rede pública para tratar o problema

Um estudo inédito da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) revelou que a trombose venosa é um problema de saúde pública que afeta milhares de brasileiros todos os anos. Segundo o levantamento, baseado em dados do Ministério da Saúde, mais de 489 mil pessoas foram internadas para o tratamento da doença entre janeiro de 2012 e agosto de 2023. Apenas nos oito primeiros meses deste ano, cerca de 165 pessoas foram hospitalizadas todos os dias na rede pública para tratar o problema.

A trombose venosa ocorre quando há a formação de coágulos de sangue dentro das veias, principalmente nos membros inferiores, impedindo o fluxo natural do sistema cardiovascular. A condição pode causar manchas arroxeadas ou avermelhadas nos locais afetados, acompanhadas de sensação de desconforto, dor e inchaço. Se o coágulo se formar numa veia profunda, o quadro é denominado trombose venosa profunda. Se for formado numa veia superficial, é denominado tromboflebite superficial.

A doença pode ser evitada por meio da adesão de medidas simples, como a prática de exercícios físicos e o controle do peso corporal. Além disso, é importante ficar atento aos fatores de risco, como alterações na coagulação, imobilidade prolongada, lesão nos vasos sanguíneos, uso de anticoncepcionais, cigarro e histórico familiar. A trombose venosa pode desencadear quadros clínicos ainda mais graves, como a embolia pulmonar.

O estudo da SBACV mostrou que o ano que mais registrou internações por tromboses venosas foi 2019, com 45.216 notificações. O Sudeste responde por 53% (258.658) de todos os registros. Já o Norte contabiliza menos internações pela doença: 25.193 casos de trombose venosa notificados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

São Paulo foi o estado que mais contabilizou internações para o tratamento de tromboses venosas, com 131.446 registros no banco de dados do SUS. Em seguida, aparecem Minas Gerais (77.823), Paraná (44.477) e Rio Grande do Sul (40.603). Já os estados menos expressivos no número de internações pela doença são Roraima (485) e Acre (1.087) e Tocantins (1.527).

A SBACV alerta que a trombose venosa é uma doença silenciosa e que requer atenção. Por isso, recomenda que as pessoas procurem um médico vascular sempre que apresentarem sintomas como dor, inchaço, vermelhidão ou calor nas pernas. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem evitar complicações e salvar vidas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content