Enem 2023 aceita documentos digitais para identificar participantes
O cartão não é obrigatório, mas contém informações importantes, como o endereço do local de prova
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 poderão usar documentos digitais para se identificar no segundo dia de provas, que será realizado neste domingo, 12 de novembro. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os documentos devem ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação ou RG digitais. Capturas de tela não serão aceitas.
O Inep orienta os participantes a conferirem os documentos de identificação válidos no acesso ao local de prova, que estão descritos no edital e no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante. O cartão não é obrigatório, mas contém informações importantes, como o endereço do local de prova, o horário de abertura e fechamento dos portões, os dados do participante e a opção de língua estrangeira.
É imprescindível apresentar documento de identificação oficial com foto, que pode ser: cédula de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, passaporte, e-Título, RG digital ou carteira de registro profissional. Caso o participante tenha perdido ou sido roubado, ele deve apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame (5 de novembro) e fazer uma identificação especial no local de prova.
O Enem é o principal exame de acesso à educação superior no Brasil, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, o Enem também permite que os participantes concorram a vagas em instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep.
O Enem 2023 teve a primeira prova aplicada no dia 5 de novembro, com questões de linguagens, ciências humanas e redação. A segunda prova será neste domingo, com questões de matemática e ciências da natureza. Os resultados individuais do Enem serão divulgados em janeiro de 2024.3de10