PF identifica suspeitos de vazar provas do primeiro dia do Enem
A informação foi divulgada nesse domingo (12), Inep
Oito pessoas foram identificadas pela Polícia Federal como responsáveis pelo vazamento do caderno de questões da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada no último dia 5. A informação foi divulgada nesse domingo (12), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) que elabora o exame.
Segundo o Inep, as fotografias que mostram as questões da prova foram detectadas por meio de um monitoramento feito pelo MEC e pelo instituto, que acionaram a PF para apurar o caso. A investigação concluiu que não houve postagem de conteúdo da prova antes do início do teste, o que não comprometeu a lisura do exame.
A PF já ouviu os depoimentos dos suspeitos nos municípios de Caruaru (PE), Natal, Cornélio Procópio (PR) e Brasília. Além disso, as investigações continuam no Rio Grande do Sul e no Ceará, onde também foram registrados casos de vazamento.
A operação também apreendeu materiais que podem ter sido usados para fraudar o exame em Maceió (AL) e Vitória da Conquista (BA). As empresas responsáveis pelas mídias sociais foram notificadas para preservar as imagens das provas e auxiliar na identificação dos autores das postagens.
O esquema de segurança do Enem envolve desde o armazenamento das provas até a distribuição dos malotes, que são acompanhados por autoridades do MEC. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), coordena a integração das instituições participantes de operações nacionais ou regionais. Nos estados, o monitoramento da Operação Enem 2023 é feito pelas forças de segurança, por suas respectivas secretarias de segurança pública ou estruturas similares. Cada órgão atua dentro da sua atribuição legal.
No início da tarde de hoje, o ministro da Educação, Camilo Santana, visitou a sede do Inep, para acompanhar o andamento da aplicação das provas e a atuação dos técnicos do instituto, onde encontrou o presidente da autarquia, Manuel Palácios.
“Todos os malotes já estão nos locais de prova e daqui a pouco, às 12h, os portões estarão abertos. Desejo uma ótima prova a todas e todos!”, escreveu o ministro, em sua conta na rede social X.2de10