Inep antecipa gabarito do Enem para dia 14/11

Foto: Edwalcyr Santos/Sistema Paraíso
Compartilhe

O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação e pelo Instituto, em coletiva de imprensa

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já podem se preparar para conferir o gabarito oficial e os Cadernos de Questões, que serão disponibilizados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) às 19h (horário de Brasília) da próxima terça-feira (14). O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação e pelo Instituto, em coletiva de imprensa realizada após o encerramento da aplicação regular do exame.

O Enem 2023 teve 68% de participação, segundo o balanço preliminar divulgado pelo Inep. Os números definitivos serão informados em 16 de janeiro de 2024, na divulgação dos resultados do exame. O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio de programas como o Sisu, o Prouni e o Fies.

Nesse domingo, os participantes resolveram itens de ciências da natureza e matemática, em um total de 90 questões. No primeiro dia de prova, realizado em 5 de novembro, foram aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. O tema da redação foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, falou sobre as medidas projetadas pelo MEC para as próximas edições do Enem. “Pretendemos fazer uma grande avaliação do Enem”, afirmou. “Já procuramos reverter a curva de inscritos, que tem sido descendente nos últimos anos. Além disso, a nossa preocupação é garantir que mais concluintes do ensino médio façam o exame. Vamos procurar mecanismos que estimulem as inscrições. Temos discutido a possibilidade de gratuidade e de articulação com os estados, para que esses alunos sejam inscritos”, explicou o Ministro. Santana anunciou, ainda, juntamente com Palacios, uma nova seleção para elaboradores de itens – a última foi realizada em 2020. A previsão é de que o Instituto publique um edital em janeiro de 2024.

O presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou a tranquilidade da aplicação do exame, que contou com 9.396 locais de prova e 10.086 coordenações, nas 132.466 salas de aplicação, em 1.750 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação. Palacios informou que foram registrados 859 problemas logísticos, como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água. Além disso, 2.217 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico; ausentar-se antes do horário permitido; ou não atender orientações dos fiscais, por exemplo.

Os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, de 13 a 17 de novembro. As provas serão reaplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição.

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content