Operação Interitus desarticula organização criminosa formada por agentes de segurança no Ceará
A Operação Interitus cumpriu 11 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão
Uma operação conjunta do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) resultou na prisão de quatro agentes de segurança pública suspeitos de integrar uma organização criminosa que atuava no Ceará. A Operação Interitus cumpriu 11 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú.
Os alvos da operação são policiais militares e um guarda municipal que, segundo as investigações, praticavam crimes de extorsão, homicídios, comércio irregular de arma de fogo, tráfico de entorpecentes e lavagem de dinheiro na capital. O grupo agia principalmente no bairro Barra do Ceará, onde extorquia comerciantes, traficantes e moradores, além de executar rivais e desafetos.
A investigação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do MPCE, que iniciou o trabalho em 2021, após receber um relatório da Coordenadoria de Inteligência da Polícia Civil (COIN) sobre o uso indevido dos sistemas policiais por agentes de segurança pública. O GAECO também recebeu uma denúncia anônima e um material da Delegacia de Assuntos Internos (DAI) da CGD com provas de envolvimento do grupo em diversos homicídios.
O GAECO ofereceu denúncia contra 11 indivíduos pelos crimes de extorsão, comércio irregular de arma de fogo, falsidade de documento, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, usura pecuniária, ameaça e organização criminosa. A denúncia foi recebida pelo Poder Judiciário, que também deferiu as medidas cautelares requeridas pelo MPCE.
A Operação Interitus contou com o apoio de 23 viaturas da polícia e um total de 70 agentes para o cumprimento dos mandados. O nome da operação significa “ruína” ou “destruição” em latim, fazendo alusão ao objetivo de desarticular a organização criminosa que vinha causando danos à sociedade cearense.