Anvisa aprova novo tratamento para doença de pele grave

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Compartilhe

A Anvisa aprovou o uso do Cosentyx medicamento imunobiológico que bloqueia uma substância inflamatória envolvida na doença de pele

As pessoas que sofrem de hidradenite supurativa (HS), uma doença de pele grave que causa feridas com pus e mau cheiro, têm uma nova opção de tratamento. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do Cosentyx (secuquinumabe), um medicamento imunobiológico que bloqueia uma substância inflamatória envolvida na doença.

A hidradenite supurativa, também chamada de acne inversa, é uma doença crônica e inflamatória que afeta o folículo piloso, a região em que nascem os pelos do corpo. As lesões geralmente aparecem nas áreas de dobra, como nas axilas, virilha, nádegas e embaixo das mamas. A doença pode causar dor, inchaço, restrição de movimentos e impactos na autoestima e na qualidade de vida dos pacientes.

Estima-se que 800 mil pessoas tenham a doença no Brasil. Os primeiros sinais costumam aparecer na adolescência, entre 12 e 19 anos, e estão associados à variação hormonal. Cerca de 42% dos pacientes desenvolvem depressão e/ou ansiedade por conta das cicatrizes e do isolamento social.

O secuquinumabe é uma medicação injetável, fabricada pela farmacêutica Novartis. Ele está indicado para pacientes adultos com quadro de moderado a grave, que não respondem aos tratamentos convencionais. O uso pode ser semanal, quinzenal ou mensal, dependendo da fase do tratamento.

Os estudos clínicos mostraram que o secuquinumabe reduz a recorrência das crises da doença, levando o paciente a sentir menos dor, ter menos lesões novas e menos feridas inflamadas. O medicamento também melhora a mobilidade e o convívio social dos pacientes.

O secuquinumabe é o segundo medicamento imunobiológico aprovado pela Anvisa para o tratamento da hidradenite supurativa. O primeiro foi o Humira (adalimumabe), em 2017. O medicamento também é usado para o tratamento de outras doenças inflamatórias, como psoríase, artrite psoriásica e espondilite anquilosante.

Para saber mais sobre a hidradenite supurativa e o tratamento com secuquinumabe, consulte o seu médico dermatologista.9de10

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content