Participantes do Enem têm até segunda-feira para pedir reaplicação

Foto: Edwalcyr Santos/Sistema Paraíso
Compartilhe

O prazo foi estendido pelo Inep devido ao feriado do dia 15 de novembro

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e que foram prejudicados por problemas logísticos ou por doenças infectocontagiosas podem solicitar a reaplicação das provas até as 23h59 (horário de Brasília) da próxima segunda-feira, 20 de novembro. O prazo foi estendido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) devido ao feriado da Proclamação da República, no dia 15 de novembro.

Os pedidos devem ser feitos por meio da [Página do Participante], onde os candidatos devem informar o motivo da solicitação e anexar documentos comprobatórios, se for o caso. Os casos serão analisados individualmente pelo Inep, que divulgará o resultado no dia 24 de novembro. As provas reaplicadas serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro, em locais a serem definidos pelo Inep.

Podem pedir a reaplicação os participantes que tenham sido afetados por problemas logísticos, como comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica no local de prova ou erro de aplicação. Participantes alocados a mais de 30 quilômetros da residência indicada no ato da inscrição também podem solicitar o direito.

Também podem pedir a reaplicação os participantes que faltaram devido a doenças infectocontagiosas listadas no edital, como covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Quem faltou a qualquer um dos domingos por motivos que não se enquadram nos termos citados não tem direito à reaplicação.

O Enem 2023 foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, em todo o país, com a participação de mais de 5 milhões de candidatos. O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é usado como critério de acesso à educação superior, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, o Enem também permite que os estudantes brasileiros concorram a vagas em instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep.2de10

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content