Fortes chuvas causam mortes no RS e em SC; SP tem prejuízos após ventos fortes

Compartilhe

Quatro pessoas morreram no Rio Grande do Sul e três em Santa Catarina. Estados são castigados por temporais.

Ao menos quatro pessoas, entre elas, mãe e filha morreram no Rio Grande do Sul e outras três em Santa Catarina devido aos temporais registrados nos últimos dias. No litoral catarinense, um homem está desaparecido.

“Até agora, 38 municípios reportaram ocorrências em função da chuva. Mais de 31 mil pessoas foram afetadas, e também foram contabilizadas 399 pessoas desabrigadas e 1.665 pessoas desalojadas. A Defesa Civil está entregando itens de ajuda humanitária aos municípios que solicitaram”, disse o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), por meio das redes sociais.

De acordo com informações um homem de 70 anos está desaparecido desde sábado (18/11) em Praia Grande, no sul de Santa Catarina. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a casa do idoso teria sido arrastada e destruída pela cheia do rio. As buscas pela vítima seguem neste domingo (19/11).

Conforme relato do irmão do desaparecido, que morava ao lado, eles foram surpreendidos durante a madrugada de sábado por um aumento súbito do rio na comunidade isolada de Rio do Boi. O irmão conseguiu correr para a mata e viu a casa do idoso ser arrastada.

Por causa do alto nível dos rios da região, o acesso à comunidade é possível apenas por meio de aeronave. Segundo os bombeiros, as buscas estão sendo realizadas com equipe em solo e uso de drone.

Em Santa Catarina tem 5.745 pessoas desabrigadas em decorrência das chuvas que atingem o estado desde terça-feira (14), segundo balanço publicado pela Defesa Civil na tarde desse sábado (18). Até agora, foram registrados três óbitos: duas idosas e um homem.

No total, 62 municípios catarinenses registraram ocorrências relacionadas com fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas. Ao todo, 64 municípios estão em situação de emergência, sendo oito em estado de calamidade pública: Rio do Sul, Rio do Oeste, Vidal Ramos, Pouso Redondo, Trombudo Central, Agrolândia, Botuverá e São João Batista.

O temporal que atingiu várias regiões de São Paulo entre a noite de sábado (18/11) e a madrugada deste domingo (19/11) provocou a queda de 100 árvores na cidade de São Paulo e a interrupção temporária da operação do aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital. Houve queda de energia momentânea em diversos bairros. Não há registros de vítimas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content