Comissão de Cultura debate criação do Dia Nacional do Brega
A discussão do tema tem repercussão na construção da identidade cultural do Brasil
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promove audiência pública sobre a criação do Dia Nacional do Brega, um gênero musical que tem grande influência na cultura popular brasileira. A iniciativa defende a valorização e o reconhecimento do brega como uma expressão artística legítima e diversa.
A discussão do tema tem repercussão na construção da identidade cultural do Brasil. “O brega é um gênero musical que desempenha um papel fundamental na cultura popular brasileira e merece ser celebrado e discutido devido à sua relevância social, cultural e histórica”, disse.
A deputada Lídice da Mata (PSB-BA), autora da proposta acredita que a celebração do Dia Nacional do Brega pode abrir portas para a preservação de seu legado, a promoção de novos talentos e o fortalecimento do orgulho cultural em relação a esse gênero.
“A música brega possui raízes profundas na diversidade do Brasil, refletindo as nuances culturais de diferentes regiões do país. Ela se destaca por sua capacidade de conectar gerações, servindo como uma trilha sonora para momentos significativos na vida das pessoas. Além disso, o brega é um importante vetor de inclusão social, proporcionando oportunidades a artistas e músicos talentosos que muitas vezes são marginalizados”, defendeu.