Funceme alerta para chuvas abaixo da média em 2024
A previsão mais provável é que as chuvas sejam abaixo da média no período de fevereiro a maio
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê que as chuvas no Ceará fiquem abaixo da média em 2024, devido à influência do fenômeno climático El Niño, que consiste no aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, que altera os padrões de vento e de chuva em várias regiões do mundo.
A previsão mais provável é que de janeiro a maio, que corresponde ao inverno no estado, as chuvas sejam inferiores ao mesmo perído de 2023. A Funceme foi a primeira instituição a levantar essa preocupação ainda em janeiro deste ano, por ocasião da emissão do prognóstico para 2023 sobre as chuvas de 2024 em função do quadro do El Niño de 2023 início de 2024.
Segundo o órgão, o El Niño atual deve se manter durante a quadra chuvosa de 2024, o que afeta negativamente as chuvas do período. O fenômeno reduz a formação de nuvens de chuva sobre o Nordeste, favorecendo a ocorrência de períodos secos mais longos e intensos.
A Funceme acredita que é praticamente impossível ter um bom aporte nos principais reservatórios do estado, que estão com baixos níveis de água. O órgão afirma que vai trabalhar com este cenário nas decisões dos setores de recursos hídricos, que devem adotar medidas de contingência e racionalização do uso da água.
Os setores ligados aos recursos hídricos têm usado a informação divulgada pela Funceme desde janeiro deste ano para planejar suas ações e alertar a população sobre a necessidade de economizar água e evitar desperdícios.