Aumento de casos e circulação de nova variante de Covid-19 no Ceará

Compartilhe

O estado do Ceará tem enfrentado um aumento de casos de Covid-19 nas últimas duas semanas, possivelmente associado à circulação da subvariante JG.3, descendente da EG.5 (Eris). De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), não houve impacto significativo na demanda por atendimento médico, mas a pasta alerta para a importância da vacinação bivalente.

Entre os dias 5 e 18 de novembro, o estado registrou 226 casos confirmados, em comparação com 116 casos nas duas semanas epidemiológicas anteriores. Ou seja, houve um aumento significativo no número de casos.

O secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Lima Silva Neto (Tanta), informou que a nova variante já está circulando em outros estados do Brasil, como São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro. Ele ressaltou que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante Eris não está associada a quadros mais graves, mas enfatizou a importância do monitoramento do vírus e da vacinação.

Apesar de mais de 90% da população ter recebido as duas primeiras doses da vacina, a taxa de vacinação com a terceira e quarta doses ainda está em torno de 70%. A Sesa alerta que a cobertura com a vacina bivalente ainda não é a ideal, com apenas 15,4% da população devidamente imunizada.

A recomendação é que a população complete seu esquema vacinal, adote o uso de máscaras em unidades de saúde e em casos de sintomas gripais, procure atendimento médico e realize teste em caso de sintomas. A vacina contra a Covid-19 está disponível em unidades básicas de saúde para toda a população a partir dos seis meses de vida, mediante apresentação de documento de identificação com foto.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content