Estudantes têm até sábado para preencher cadastro do Enade 2023

Foto: Edwalcyr Santos/Sistema Paraíso
Compartilhe

O prazo, que antes se encerrava no dia 18 de novembro, foi prorrogado pelo Inep

Os estudantes concluintes de cursos de graduação que vão fazer o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 têm até o próximo sábado, 25 de novembro, para preencher o cadastro do estudante no sistema do Inep. O prazo, que antes se encerrava no dia 18 de novembro, foi prorrogado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame. O edital Nº 85 que dispõe sobre a alteração foi publicado nesta sexta-feira, 24 de novembro, no Diário Oficial da União (DOU).

O cadastro do estudante é obrigatório para todos os inscritos no Enade 2023 e deve ser feito pelo próprio estudante no [site do Inep] . Para acessar o sistema, é preciso informar o CPF e a senha cadastrada no primeiro acesso. Caso o estudante não tenha feito o cadastro, ele deve clicar em “Esqueci minha senha” e seguir as instruções para recuperá-la.

No cadastro do estudante, é necessário preencher os dados pessoais, como nome, endereço, telefone e e-mail, e responder ao Questionário do Estudante, que coleta informações sobre o perfil socioeconômico e acadêmico dos participantes do Enade. O preenchimento correto e completo do cadastro e do questionário é fundamental para a emissão do relatório de desempenho do estudante, que será disponibilizado após a divulgação dos resultados do exame.

O Enade 2023 será aplicado no próximo domingo, 26 de novembro, para 408.037 estudantes concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao ano I do ciclo avaliativo. O exame tem o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior do país, por meio do desempenho dos estudantes.

Este ano serão avaliados os cursos de bacharelado das áreas de agronomia; arquitetura e urbanismo; biomedicina; enfermagem; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação I; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; e zootecnia.

Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de estética e cosmética; gestão ambiental; radiologia; gestão hospitalar; segurança no trabalho; e agronegócio.

A prova do Enade 2023 terá 40 questões, sendo 10 de formação geral e 30 de componente específico. As questões serão de múltipla escolha, exceto três discursivas de formação geral. O estudante terá quatro horas para responder às questões e preencher o cartão-resposta.

A participação no Enade é obrigatória para os estudantes selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. O estudante que não comparecer ao exame ou deixar o local de prova antes de uma hora do início da aplicação ficará em situação irregular. O estudante que não preencher o cadastro do estudante ou o questionário do estudante também ficará irregular, mesmo que compareça ao exame.

O local de prova do Enade 2023 pode ser consultado no [site do Inep] , mediante informação do CPF e da senha cadastrada. O Inep recomenda que os estudantes cheguem ao local de prova com antecedência, portando documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta. O uso de máscara de proteção facial é obrigatório, assim como o distanciamento social e a higienização das mãos.

O resultado do Enade 2023 será divulgado pelo Inep em data a ser definida. O resultado individual de cada estudante será disponibilizado no [site do Inep] , mediante informação do CPF e da senha cadastrada. O resultado também será encaminhado às instituições de educação superior, que poderão emitir o relatório de desempenho do estudante para fins de autoavaliação e melhoria dos cursos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content