Identidade racial: influencer com a mesma condição de Michael Jackson conta por que não se considera branca

Compartilhe

A influenciadora digital Barbarhat Sueyassu viralizou no TikTok depois de ter gravado um vídeo no qual ela explica por que se identifica como negra, apesar de socialmente ser considerada branca.

Natural de Apucarana (PR), a criadora de conteúdo tinha 4 anos de idade quando foi diagnosticada com vitiligo. Ela tem a condição universal, caso em que a pele perde 100% de pigmentação e a melanina, a exemplo do cantor Michael Jackson.

O vitiligo não tem cura, mas tem tratamento. O objetivo é cessar a evolução das lesões, estabilizando o quadro. Também não é uma doença contagiosa.

“A pessoa que tem vitiligo universal, como é o meu caso, a gente não deixa de ser da cor que a gente já é. A gente não passa a ser de uma outra cor. O vitiligo despigmenta a pele, mas não muda a identidade racial”, afirmou ela no vídeo.

Em seu perfil no Instagram, que conta com mais de 100 mil seguidores, Barbarhat fala do dia a dia com a condição e, principalmente sobre a autoaceitação.

Barbarhat chegou a fazer alguns tratamentos para que a melanina voltasse, mas nenhum obteve êxito. Ela conta que aos 15 anos, deixou a questão de lado. Hoje, ela faz parte do movimento ‘skin positivity’, que valoriza marcas, manchas e cicatrizes da pele.

Fonte- G1

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content