Novo aplicativo Hemovida incentiva a doação de sangue no Brasil
O aplicativo permite que o doador obtenha uma carteira virtual com informações de saúde
Doar sangue é um gesto de solidariedade que pode salvar vidas. Pensando nisso, o Ministério da Saúde lançou o miniapp Hemovida, uma plataforma integrada ao ConecteSUS que facilita a ação voluntária de doadores e ajuda a manter os estoques de sangue dos hemocentros em níveis seguros.
O aplicativo, que estará disponível para download nas principais lojas de aplicativos a partir desta segunda-feira (27), permite que o doador obtenha uma carteira virtual com informações de saúde, tipo sanguíneo e data da última doação. Além disso, o doador pode fazer uma autodeclaração de doação de sangue, ter acesso ao histórico completo de doações e localizar a rede de saúde mais próxima para doar.
Segundo a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, o aplicativo Hemovida estimula a doação de sangue voluntária, um ato de amor que salva vidas. “O aplicativo desempenha um importante papel na disseminação de informações sobre a doação de sangue e campanhas em andamento”, afirma.
O aplicativo também oferece informações detalhadas sobre como e quem pode doar, além dos cuidados necessários no dia da doação. “[O aplicativo] garante que os doadores estejam bem informados e preparados”, acrescenta o Ministério da Saúde.
O aplicativo ainda possibilita que o doador convide amigos e familiares, compartilhe experiências nas redes sociais e incentive outras pessoas a se tornarem doadoras. A plataforma também facilita o acesso a linhas de crédito para iniciativas sustentáveis, uma demanda de 67% dos entrevistados em uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O Hemovida é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem, da FSB, que realizou uma pesquisa com 1.004 executivos de empresas industriais de todo o país, entre os dias 3 e 20 de novembro, para conhecer as ações e as prioridades da indústria para contribuir com a sustentabilidade e a descarbonização do país.
O anúncio de criação da plataforma foi feito no sábado (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, uma data que visa homenagear e conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil precisa de 5,7 milhões de doações de sangue por ano para atender à demanda, mas apenas 1,8% da população brasileira doa sangue regularmente.
Para se cadastrar no ConecteSUS Cidadão e baixar o aplicativo Hemovida, basta acessar o site conectesus.saude.gov.br ou as lojas Android ou iOS. O login no app é feito pelo acesso único do Governo Federal (gov.br).