Médicos formados no exterior fazem prova prática do Revalida neste fim de semana

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Compartilhe

A prova prática, que avalia as habilidades clínicas dos participantes

Neste sábado e domingo, 2 e 3 de dezembro, cerca de 2 mil médicos formados no exterior vão realizar a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/2. A prova prática, que avalia as habilidades clínicas dos participantes, será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em seis cidades: Brasília, Curitiba, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

A prova consiste em um percurso de dez estações, sendo cinco em cada dia de aplicação, conforme o período indicado no Cartão de Confirmação de Inscrição. Em cada estação, os participantes devem resolver uma situação-problema relacionada às cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). As estações simulam cenários reais de atendimento, com atores que representam pacientes, familiares ou profissionais de saúde.

Os participantes deverão apresentar-se ao local de aplicação da prova portando jaleco, preferencialmente na cor branca, e documento oficial de identificação com foto. Os portões dos locais de aplicação do primeiro período serão abertos às 11h e fechados às 12h, conforme horários previstos em edital. O grupo do segundo período poderá acessar o ambiente da prova de habilidades clínicas das 15h às 16h. O exame segue o horário de Brasília.

O Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível no Sistema Revalida e apresenta horário e local de aplicação da prova. O cartão também informa o número de inscrição; a indicação de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social, caso tenham sido solicitados e aprovados; e as orientações relativas ao exame. Embora não seja obrigatório, o Inep orienta que o participante leve o cartão de confirmação no dia da prova.

O Revalida é um exame que busca, por meio dos seus resultados, subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O Revalida é formado por duas etapas: a teórica, que consiste em uma prova objetiva e uma discursiva, e a prática, que é a prova de habilidades clínicas.

Para participar da segunda etapa, é preciso ter sido aprovado na primeira etapa, que foi realizada em 17 de setembro. Dos 7.271 inscritos, 3.886 compareceram e 2.402 foram aprovados, o que representa um índice de aprovação de 61,8%. O resultado final da segunda etapa será divulgado em 22 de dezembro. Os participantes aprovados poderão solicitar a revalidação do diploma em uma das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Confira o edital da 1ª etapa do Revalida 2023/2
Acesse o Sistema Revalida
Saiba mais sobre o Revalida

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content