Avaliação da educação básica é tema de seminário internacional
O evento reuniu especialistas e atores relevantes do setor para debater as inovações
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizaram, nesta quarta-feira, 29 de novembro, o segundo dia do Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica. O evento reuniu especialistas e atores relevantes do setor para debater as inovações, os desafios e os aprimoramentos na avaliação educacional no Brasil, a partir de referências nacionais e internacionais.
A secretária executiva do MEC, Izolda Cela, participou da mesa “Avaliação da Educação Básica: passado, presente e futuro”. Ela compartilhou experiências vividas quando esteve à frente das secretarias municipal e estadual de Educação no Ceará e destacou a importância da avaliação para o monitoramento e a melhoria do sistema educacional. Ela também ressaltou a necessidade de refinar os processos de avaliação para captar competências mais complexas e alinhadas aos objetivos fundamentais da educação básica.
O presidente do Inep, Manuel Palacios, falou sobre as perspectivas para a avaliação da educação básica, principalmente no que tange às atribuições do Instituto. Ele destacou algumas das iniciativas recentes, como a pesquisa Alfabetiza Brasil, que definiu o perfil de aprendizagem da leitura e da escrita esperados ao fim do 2º ano do ensino fundamental, e o acordo de cooperação técnica entre o Inep, secretarias estaduais e municipais de Educação para a integração entre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e as avaliações da alfabetização conduzidas pelas unidades da Federação.
O seminário contou ainda com a participação de outros especialistas e representantes de organizações nacionais e internacionais, que abordaram temas como a avaliação da aprendizagem, a avaliação em larga escala, a avaliação de programas e políticas educacionais, a avaliação de competências socioemocionais, a avaliação formativa e a avaliação de professores.
O Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica tem como objetivo promover o debate sobre a avaliação educacional no Brasil e no mundo, contribuindo para o aperfeiçoamento das políticas e práticas nessa área. O evento é uma realização do MEC e do Inep, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O evento segue até sexta-feira, 1º de dezembro, e pode ser acompanhado pelo canal do Inep no YouTube.