Cogerh afirma que a capacidade das bacias Acaraú e Coreaú está em situação confortável
O órgão afirma que apesar da situação favorável, diante da previsão de pouca chuvas, não deixa de ser preocupante
Diante das previsões para um inverno com chuvas abaixo da média em 2024, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) do Ceará afirmou para o Portal Paraíso que as bacias do Acaraú e Coreaú localizadas na região norte do Ceará estão, no geral, em situação confortável. De acordo com o assessor de imprensa da Cogerh, Hiago Gomes, apesar da situação favorável, há setores das duas bacias que merecem atenção.
Na bacia do Acaraú que está com cerca de 75% de sua capacidade, o açude Bonito localizado em Ipu, está apenas com 5% de sua capacidade. Já na bacia do Coreaú que está com cerca de 70% de sua capacidade a situação está um pouco mais confortável, pois o reservatório com a menor capacidade é o açude Martinópoles com cerca de 50%.
Apesar da situação das duas bacias estarem em condições confortáveis, a assessoria imprensa da Cogerh disse para Portal Paraíso que não deixa de ser preocupante, diante da situação de chuvas abaixo da média para 2024. Mas afirma que apesar da presença do fenômeno climático El Niño, haverá chuvas e que alguns reservatórios das duas bacias receberão recargas.
O anúncio de um inverno com chuvas baixo da média tem preocuapado as autoridades que estão avaliando alternativas para possíveis saídas com relação a um cenário de escassez de abastecimento.
A situação hídrica atual do Estado do Ceará, de acordo com a Cogerh, registra um percentual equivalente a 40% de sua capacidade. O órgão estima que partindo do cenário crítico de pouca chuvas, previsto pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Ceará deve chegar ao fim do inverno de 2024 abaixo de 30%, considerando aporte nulo.