Glaucoma: campanha nos cinemas alerta para a prevenção da cegueira

Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr./Agência Brasil
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A perda de visão é definitiva e pode afetar a qualidade de vida e a segurança das pessoas

Você sabia que o glaucoma é a causa mais comum de cegueira irreversível no mundo? E que cerca de 2,5 milhões de brasileiros sofrem com essa doença silenciosa, que muitas vezes não apresenta sintomas? Para conscientizar a população sobre os riscos do glaucoma e a importância dos exames preventivos, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) lançou uma campanha nos cinemas de 125 cidades do país.

Entre os dias 7 e 15 de dezembro, quem for assistir a um filme nas telonas verá um vídeo de 29 segundos que mostra o que pode acontecer se o glaucoma não for tratado a tempo. A perda de visão é definitiva e pode afetar a qualidade de vida e a segurança das pessoas. “No cinema, que é uma arte tão querida por todos, onde vemos imagens belíssimas, o paciente com a visão ruim, não consegue aproveitar. Então quisemos chocar as pessoas. Quase 150 mil pessoas serão impactadas por essa ação e o objetivo é informar que existe essa doença e fazer com que as pessoas procurem o oftalmologista para iniciar o tratamento o mais cedo possível”, disse o presidente da SBG, Roberto Galvão Filho.

O glaucoma é uma doença que afeta o nervo óptico e pode levar à cegueira se não for diagnosticada e tratada adequadamente. O principal fator de risco é o aumento da pressão intraocular, que pode ser causado por diversos motivos, como idade avançada, hereditariedade, diabetes, hipertensão, uso de corticoides, entre outros. Por isso, é fundamental fazer consultas regulares com o oftalmologista, que pode detectar o glaucoma antes que ele cause danos irreversíveis à visão.

Segundo uma pesquisa realizada por oftalmologistas ligados à SBG, com 1.636 indivíduos, 90% ignoravam que já apresentavam sinais de risco da doença. No mundo, há pelo menos 3,6 milhões de cegos e 4,1 milhões de indivíduos com deficiência visual moderada a grave devido ao glaucoma. Estima-se que em 2040, o número de pessoas com glaucoma em todo o planeta chegará a 114 milhões. De 1% a 2% da população terá a doença. Quando se considera os indivíduos acima dos 70 anos, esse percentual sobe para 6% a 7%.

No Brasil, os dados do dossiê elaborado pela SBG, indicam que em 2022 foram realizadas 10.805.942 consultas oftalmológicas pelo SUS, em todo o país. Como o SUS atende 76% da população (24% têm cobertura de planos de saúde), o que corresponde a cerca de 163 milhões de brasileiros, o percentual de indivíduos que visitaram o oftalmologista uma vez por ano fica em torno de 6,7%. Isso significa que os casos de glaucoma no país são descobertos muito tarde, quando o tratamento é mais difícil e mais caro. “É quatro vezes mais caro tratar um glaucoma avançado do que um inicial. Além disso, os pacientes sofrem mais porque os defeitos visuais são irreversíveis. E isso implica em mais acidente de trânsito, mais quedas e mais custo para o estado”, enfatizou Galvão.

A campanha da SBG nos cinemas é uma iniciativa que visa alertar e educar a população sobre o glaucoma, uma doença que pode ser prevenida e controlada se for descoberta precocemente. Por isso, não deixe de cuidar da sua saúde ocular e procure um oftalmologista regularmente. Sua visão agradece.

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