Anvisa aprova vacina contra bronquiolite para idosos
o imunizante é indicado para a prevenção da doença do trato respiratório inferior causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR)
A bronquiolite, uma inflamação dos bronquíolos que dificulta a respiração, pode ter um novo aliado na prevenção: a vacina Arexvy, produzida pela empresa GlaxoSmith Kline. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do imunizante, que é indicado para a prevenção da doença do trato respiratório inferior causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR), o principal agente da bronquiolite.
A vacina é destinada a adultos com 60 anos de idade ou mais, que são mais vulneráveis às complicações da infecção pelo VSR. Ela é aplicada de forma intramuscular, em dose única, e utiliza a tecnologia de proteína recombinante, que estimula a geração de anticorpos contra o vírus.
Segundo a Anvisa, o pedido de registro da vacina foi enquadrado como prioritário, por se tratar de uma condição séria e debilitante, que tem grande impacto na saúde pública. A bronquiolite é uma das principais causas de hospitalização de idosos no Brasil, especialmente nos meses de inverno. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2020, foram registrados mais de 300 mil casos de bronquiolite em pessoas com mais de 60 anos, sendo que cerca de 10% evoluíram para óbito.
A vacina Arexvy é a primeira a ser aprovada no Brasil para a prevenção da bronquiolite causada pelo VSR. A expectativa é que ela possa reduzir a incidência e a gravidade da doença, bem como os custos associados ao seu tratamento. A Anvisa informou que a vacina deve estar disponível no mercado brasileiro a partir do primeiro semestre de 2024.