Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre, diz IBGE

Foto: CNI/José Paulo Lacerda/Direitos Reservados
Compartilhe

No acumulado do ano, de janeiro a setembro, o PIB cresceu 3,2%, na comparação com o mesmo período do ano passado

A economia brasileira registrou um leve crescimento de 0,1% no terceiro trimestre de 2023, em relação ao trimestre anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a terceira alta consecutiva do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no país, após a queda de 0,1% no quarto trimestre de 2022.

Com o resultado, o PIB brasileiro atingiu o maior nível da série histórica, ficando 7,2% acima do patamar pré-pandemia, registrado nos três últimos meses de 2019. No acumulado do ano, de janeiro a setembro, o PIB cresceu 3,2%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em valores correntes, o Brasil gerou R$ 2,741 trilhões no terceiro trimestre.

Entre os três grandes setores econômicos, dois apresentaram expansão no trimestre: Indústria e Serviços avançaram 0,6% cada um. A agropecuária, por outro lado, recuou 3,3% no mesmo período.

O setor de Serviços, que representa cerca de 67% da economia brasileira, foi impulsionado pelas atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados, que cresceram 1,3%, principalmente, na área de seguros; e pelas imobiliárias, que também tiveram alta de 1,3%, em decorrência do aumento no número dos domicílios. Em sentido oposto, o setor de transporte, armazenagem e correio teve queda de 0,9%, relacionada ao transporte de passageiros.

No setor da Indústria, a única atividade que se destacou foi a de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos, que subiu 3,6%, devido ao aumento no consumo de energia. As indústrias extrativas e as de transformação ficaram estáveis, com variação de 0,1%. A única atividade que caiu no período foi a construção, que recuou 3,8%, afetada pelos juros altos e pela queda na ocupação, na produção de insumos típicos e no comércio de material de construção.

Por fim, a queda de 3,3% na Agropecuária foi a primeira do setor, depois de cinco trimestres com taxas positivas. Segundo o IBGE, a Agropecuária atingiu seu maior patamar no trimestre anterior e neste houve a saída da safra da soja, a maior lavoura brasileira, que é concentrada no primeiro semestre.

O PIB é um indicador que mede a atividade econômica de um país, refletindo o nível de produção, consumo, investimento, exportação e importação de bens e serviços. O PIB é calculado pelo IBGE a cada trimestre, com base em dados das contas nacionais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content