Câmara discute prevenção do suicídio entre idosos

Foto: Depositphotos/Agência Câmara de Notícias
Compartilhe

O suicídio entre as pessoas idosas é um fenômeno complexo e multifatorial, que envolve questões sociais, psicológicas, biológicas e culturais

O suicídio entre as pessoas idosas é um problema de saúde pública que precisa ser enfrentado com políticas de promoção do bem-estar e de prevenção da solidão, da depressão e de outras doenças mentais. Esse é o tema de uma audiência pública realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados.

A audiência foi proposta pelo deputado Prof. Paulo Fernando (Republicanos-DF), que pretende ouvir especialistas, representantes de entidades e autoridades sobre as dificuldades de tratamento e as estratégias de prevenção do suicídio entre os idosos.

Segundo o deputado, o suicídio entre as pessoas idosas é um fenômeno complexo e multifatorial, que envolve questões sociais, psicológicas, biológicas e culturais. Ele cita dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que mostram que o Brasil tem uma taxa de 8,9 suicídios por 100 mil habitantes, sendo que a faixa etária acima de 70 anos apresenta o maior índice, de 12,7 por 100 mil.

“Oferecer suporte emocional, acesso a cuidados de saúde mental e programas que promovam o bem-estar na terceira idade são medidas cruciais para garantir que os idosos se sintam ouvidos, compreendidos e amparados”, afirmou o deputado. “Acredito que a discussão franca sobre esse tema é a chave para criarmos uma rede de apoio sólida, permitindo que os idosos se sintam valorizados e auxiliando na prevenção do suicídio”, acrescentou.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content