MEC, Inep e UNESCO debatem uso de dados
O evento contará com a participação de autoridades, pesquisadores, especialistas e gestores educacionais
O uso dos dados educacionais para a promoção da equidade e da inclusão será o tema central do Seminário Dados para Quê?, que acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro, em Brasília. O evento é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da Representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil, e contará com a participação de autoridades, pesquisadores, especialistas e gestores educacionais.
O objetivo do Seminário é debater sobre a produção, a qualidade e o aperfeiçoamento dos dados voltados às modalidades de ensino e às temáticas educacionais atendidas pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, como educação indígena, quilombola, do campo, de jovens e adultos, especial, ambiental e em direitos humanos. Além disso, o evento visa elaborar recomendações para os três níveis de governos com vistas à coleta, à divulgação e ao uso adequado dos dados para a formulação, o monitoramento, o financiamento, a infraestrutura e a avaliação das políticas públicas.
O Seminário terá uma programação diversificada, com mesas de abertura, painéis temáticos, debates e lançamentos de publicações. Entre os destaques, estão o panorama dos dados educacionais com ênfase nas populações que são o público-alvo da Secadi, o monitoramento da Lei n. 10.639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e os indicadores da qualidade na educação – relações raciais na escola.
O Seminário Dados para Quê? é aberto ao público, com 150 vagas disponíveis, e será transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube. Os interessados em participar podem se inscrever pelo portal do MEC, na página do evento, onde também está disponível a programação completa e a lista de palestrantes.