Sisu terá apenas uma edição por ano a partir de 2024

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Compartilhe

O edital do Sisu de 2024, que deverá trazer mais detalhes sobre a mudança, será publicado ainda nesta semana

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terá apenas uma edição por ano a partir de 2024. O Sisu é o programa que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas de todo o país com base na nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O edital do Sisu de 2024, que deverá trazer mais detalhes sobre a mudança, será publicado ainda nesta semana.

Atualmente, o Sisu é realizado duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, ofertando vagas em cursos de graduação de instituições públicas de ensino superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais. Para participar, os estudantes devem ter feito a última edição do Enem e não podem ter zerado a prova de redação.

Na inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções de curso e acompanhar a nota de corte de cada um, que é atualizada diariamente durante o período de inscrição. Os candidatos podem alterar as opções de curso até o último dia de inscrição.

A edição do início do ano é a que tem maior oferta de vagas e participação de instituições. Na primeira edição de 2023, foram ofertadas 226.399 vagas de 6.402 cursos de graduação em 128 instituições de ensino, sendo 63 universidades federais. Já a segunda edição de 2023 disponibilizou 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação, de 65 instituições de educação superior.

Segundo o MEC, a mudança no Sisu visa a otimizar o processo seletivo e a garantir mais transparência e segurança aos candidatos. A pasta informou que o Sisu de 2024 será realizado no primeiro semestre do ano e que os estudantes que fizerem o Enem de 2023 poderão se inscrever no programa.

O Sisu foi criado em 2009 e implementado em 2010, como uma forma de democratizar o acesso ao ensino superior público no país. Desde então, o programa já selecionou mais de 10 milhões de estudantes para vagas em universidades públicas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content