Trombose e embolia são temas de audiência pública na Câmara

Foto: Getty Images/Agência Câmara de Notícias
Compartilhe

Segundo estimativas, a TVP atinge cerca de 1 a 2 em cada 1.000 pessoas por ano, enquanto a EP é responsável por cerca de 10% das mortes hospitalares nos Estados Unidos

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados realiza uma audiência pública para debater sobre a trombose venosa profunda (TVP) e a embolia pulmonar (EP), doenças que podem levar à morte por complicações cardiovasculares.

A TVP é a formação de coágulos de sangue nas veias profundas, geralmente nas pernas. Esses coágulos podem bloquear a circulação, causando sintomas como dor, inchaço e vermelhidão. O maior perigo da TVP é a possibilidade de o coágulo se soltar e viajar até os pulmões, provocando uma EP, que pode ser fatal.

A TVP e a EP são doenças comuns e graves. Segundo estimativas, a TVP atinge cerca de 1 a 2 em cada 1.000 pessoas por ano, enquanto a EP é responsável por cerca de 10% das mortes hospitalares nos Estados Unidos.

O objetivo da audiência pública é discutir ações e políticas públicas para prevenir, diagnosticar, tratar e acompanhar os pacientes com TVP e EP. Além disso, a audiência pretende sensibilizar a população sobre os riscos e os fatores de prevenção dessas doenças, capacitar os profissionais de saúde para o manejo adequado dos casos e garantir o acesso aos medicamentos e tratamentos necessários.

A audiência foi solicitada pelo deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO), que é médico e cirurgião. Ele afirma que a TVP e a EP são doenças que merecem atenção especial, pois podem causar sequelas graves e reduzir a qualidade de vida dos pacientes.

A audiência contará com a participação de representantes do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, da Associação Brasileira de Hemostasia e Trombose e de pacientes com TVP e EP.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content