Brasil terá semana de chuvas e temporais após onda de calor
A partir desta segunda-feira (18/12), uma frente fria vinda da Argentina trará chuvas e temporais para diversas regiões
O Brasil terá uma mudança brusca no clima nesta semana, após um fim de semana de calor intenso no Centro-Sul do país, com temperaturas acima dos 30ºC na maioria das capitais. A partir desta segunda-feira (18/12), uma frente fria vinda da Argentina trará chuvas e temporais para diversas regiões, podendo causar estragos e transtornos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou que a tempestade que castigou Buenos Aires neste sábado (16/12), com granizos gigantes e ventos fortíssimos, pode atingir o sul do Rio Grande do Sul ainda com força. Na capital argentina, a chuva provocou 13 mortes, segundo a Defesa Civil, e arrastou aviões que estavam no aeroporto.
A frente fria avançará pelo país nos próximos dias, levando chuvas fortes e volumosas para os estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e do Nordeste. As chuvas serão mais intensas na terça e quarta-feira (19 e 20/12), podendo causar alagamentos, deslizamentos, queda de árvores e raios.
A chuva também trará um alívio para o calor que vem assolando o país, especialmente no Centro-Oeste, onde as temperaturas chegaram a 42ºC em Cuiabá no sábado (16/12). A expectativa é que as temperaturas caiam entre 5ºC e 10ºC em várias cidades, mas ainda permaneçam elevadas no Norte e no Nordeste.
A frente fria será reforçada por outras duas massas de ar frio, uma que vem da Amazônia peruana e outra que vem do Oceano Atlântico, que vão combater a massa de ar quente que está estacionada sobre o Brasil. A chuva deve se manter durante toda a semana e também no Natal e no feriado, mas com menor intensidade e mais espaçada durante o dia.