Ilum abre inscrições para curso gratuito de Ciência e Tecnologia
A Ilum oferece 40 vagas para o curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com duração de três anos
Estão abertas até o dia 20 de dezembro as inscrições para o processo seletivo da Ilum Escola de Ciência, uma instituição de ensino superior ligada ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que faz parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A Ilum oferece 40 vagas para o curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com duração de três anos, em período integral, na cidade de Campinas, no interior de São Paulo. Metade das vagas é reservada para alunos de escolas públicas.
Os candidatos selecionados terão direito a moradia, alimentação, transporte, curso de inglês e um laptop com os programas necessários para as atividades acadêmicas. Além disso, a Ilum pagará a passagem dos estudantes para o início do curso, garantindo a igualdade de oportunidades para todos os futuros cientistas.
O processo seletivo é composto por três etapas: a inscrição e manifestação de interesse, a verificação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a entrevista individual online. Na primeira etapa, os candidatos devem preencher um formulário com seus dados pessoais e responder a perguntas sobre sua trajetória escolar, seu interesse em ciência e tecnologia e suas expectativas em relação ao curso. Na segunda etapa, a Ilum irá consultar as notas do Enem dos inscritos, por meio do CPF, e selecionar os 100 melhores colocados. Na terceira etapa, os candidatos passarão por uma entrevista online com os professores da Ilum.
Os alunos da Ilum terão acesso a uma formação interdisciplinar de qualidade, com contato direto com a maior infraestrutura de pesquisa do Brasil, o CNPEM. Eles poderão frequentar os laboratórios do centro, que incluem o acelerador de partículas Sirius, a mais complexa e avançada obra científica já construída no país. Eles também terão a oportunidade de participar de projetos ligados a temas atuais e relevantes na fronteira do conhecimento.
O diretor da Ilum, Adalberto Fazzio, afirma que a escola tem como objetivo formar cientistas capazes de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do Brasil. Ele destaca que a Ilum é uma iniciativa inovadora no cenário educacional brasileiro, que combina ensino, pesquisa e extensão em um ambiente estimulante e desafiador.