Enem PPL e reaplicação têm gabaritos divulgados pelo Inep
O Inep divulgou os documentos na Página do Participante
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) e da reaplicação da edição de 2023 já podem conferir os gabaritos oficiais e os Cadernos de Questões das provas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira, 20 de dezembro, os documentos na Página do Participante e no portal do Inep.
As provas foram realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro, em todas as unidades da Federação, para os candidatos que tiveram o Enem regular cancelado ou prejudicado por problemas logísticos, como falta de energia elétrica, e para os que cumprem penas privativas de liberdade ou medidas socioeducativas. Ao todo, foram 39.993 inscritos no Enem PPL e 4.053 na reaplicação.
No primeiro dia de aplicação, os participantes resolveram 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias, além de escreverem a redação, que teve como tema “O papel da educação na construção de uma sociedade mais justa e solidária”. No segundo dia, as provas foram de 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias e 45 questões de matemática e suas tecnologias.
Os gabaritos são diferentes para cada cor, número e formato de prova. Por isso, o participante deve estar atento ao conferir as respostas. O Inep ressalta que o gabarito não é o resultado final do exame, pois as questões são elaboradas com base na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em conta o grau de dificuldade de cada item.
O Inep divulgará os resultados do Enem 2023 no dia 16 de janeiro de 2024. Para os treineiros, aqueles que realizaram a prova com o objetivo de testar conhecimentos, o boletim individual será disponibilizado em março, na Página do Participante.
O Enem é o principal exame de acesso à educação superior no Brasil, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação (MEC). Além disso, o Enem também permite que os estudantes brasileiros ingressem em instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.