Maria Alice, Maria Cecília e João Miguel são os nomes mais registrados no Ceará em 2023

Compartilhe

Maria Alice, Maria Cecília e João Miguel foram os três nomes mais registrados em bebês no Ceará em 2023, conforme os dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), divulgados na última segunda-feira (18).

Os nomes compostos escolhidos pela maioria no estado foram diferentes da preferência nacional, que teve no topo do ranking Miguel (25.584 registros), Helena (23.507 registros) e Gael (22.822 registros).

Ao todo, o Ceará teve, até quarta-feira (20), 191.659 registros emitidos nos cartórios do estado. Destes, 64.104 foram feitos em Fortaleza, cidade que teve como os nomes mais escolhidos: Maria Alice (291 registros), Maria Cecília (269 registros) e Théo (267 registros).

Mudança do nome
O nome do recém-nascido pode ser trocado até 15 dias após o primeiro registro de nascimento. Bebês natimortos também podem ser registrados, com nome e sobrenome.

A legislação também permite, desde o ano passado, que qualquer pessoa maior de 18 anos alterar seu nome em Cartório, independentemente do motivo e sem a necessidade de procedimento judicial, bastando se dirigir ao Cartório mais próximo de sua residência.

Para realizar o ato diretamente em cartório de registro civil é necessário que o interessado, maior de 18 anos, compareça à unidade com seus documentos pessoais (RG e CPF). O valor do ato é o custo de um procedimento, tabelado por lei, que varia conforme a unidade da federação. Caso a pessoa queira desistir da mudança, deverá entrar com uma ação na Justiça.

Após a alteração, o Cartório de Registro Civil comunicará a alteração aos órgãos expedidores do documento de identidade, do CPF e do passaporte, bem como ao Tribunal Superior Eleitoral, preferencialmente por meio eletrônico.

Fonte- G1

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content