Morre o empresário Jacob Barata, do Grupo Guanabara

Compartilhe

A maioria da frota de ônibus que atende a cidade de Fortaleza e parte do interior cearense é do grupo empresarial.

Morreu aos 91 anos, o empresário Jacob Barata, do Grupo Guanabara, também conhecido como “Rei dos Ônibus”. Ele estava internado no hospital Copa Star, em Copacabana, no Rio de Janeiro. A família decidiu não divulgar detalhes sobre o falecimento.

“O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Jacob Barata na manhã desta quarta-feira (27) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda”, expressou em nota a unidade hospitalar, no mesmo dia.

Natural de Belém do Pará, Jacob Barata foi um dos fundadores do Grupo Guanabara, conglomerado no ramo de empresas de ônibus no país, com mais de 30 empresas. Efetivamente, a maioria da frota de ônibus que atende a cidade de Fortaleza também está sob o controle do grupo empresarial que foi encabeçado por Jacob Barata.

As companhias do Grupo Guanabara, apesar de chegarem a todo o país, se concentram principalmente na região metropolitana do Rio de Janeiro. O grupo foi fundado em 1968 e abrange ainda um banco e concessionárias de veículos comerciais Mercedes Benz, empregando mais de 8 mil funcionários.

Seu filho, Jacob Barata Filho, também atua no setor de transporte de passageiros. Em novembro de 2020, Barata Filho enfrentou uma condenação pela Justiça Federal no Rio de Janeiro, somando mais de 28 anos de prisão por corrupção.

A sentença foi vinculada à Operação Ponto Final, que investigou subornos a políticos por empresários do transporte público visando vantagens nas tarifas e outros benefícios. No entanto, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região anulou a condenação, remetendo o processo para a esfera estadual.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content