Fiocruz reúne mais de 400 experiências inovadoras sobre vacinação no SUS

Foto: Fábio Nunes Teixiera/PMG
Compartilhe

O objetivo de divulgar e valorizar as iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade e da equidade do SUS

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou, nesta quinta-feira (28), a Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, que reúne 443 experiências inovadoras sobre vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS). A plataforma, que já conta com 3.100 práticas de saúde sobre diversos temas e territórios, tem o objetivo de divulgar e valorizar as iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade e da equidade do SUS.

As experiências sobre vacinação foram selecionadas a partir da Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O projeto visa qualificar a Política Nacional de Imunização, diante dos desafios atuais, e retomar as altas taxas de cobertura vacinal no país.

Entre as experiências, há exemplos de ações de multivacinação, de estratégias criativas de vacinação contra a covid-19, de busca ativa para a campanha contra a poliomielite, entre outras. As práticas vêm de 27 estados e 839 municípios e refletem a diversidade e a riqueza do SUS.

As experiências também apontam para os pontos positivos, os desafios e as perspectivas futuras das ações de imunização nos territórios do SUS. Um dos principais desafios é o combate à hesitação vacinal, que é a recusa ou o adiamento da vacinação por motivos diversos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Conasems e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a hesitação vacinal está relacionada à desinformação nas redes sociais, à baixa percepção de risco de algumas doenças, ao medo de efeitos colaterais e à fobia de agulha. A pesquisa revelou que quase 20% dos entrevistados acreditam que não precisam de vacinas para doenças que não são mais comuns; 24% disseram que consultam fontes das redes sociais antes de se vacinar; 72,8% afirmaram ter medo de efeitos colaterais; e 37,6% afirmaram ter medo de agulha.

A Plataforma IdeiaSUS Fiocruz está disponível no site da Fiocruz e pode ser acessada por qualquer pessoa interessada em conhecer as experiências inovadoras sobre vacinação e outros temas de saúde no SUS. A plataforma também permite o cadastro de novas práticas, que passam por uma avaliação antes de serem publicadas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content