650km de rodovias cearenses foram recuperadas em 2023

Foto: Site Governo do Estado do Ceará
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O Governo do Estado do Ceará, por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP), realizou e

Em 2023 as rodovias estaduais foram restauradas para melhorar as condições de tráfego e prolongar a vida útil do pavimento. Ao todo, foram 650 quilômetros de intervenções em todas as regiões cearenses, com um investimento de R$ 667 milhões.

O programa de recuperação funcional é baseado em um estudo técnico que identifica as rodovias que estão danificadas e quais os serviços adequados para cada uma delas, como reciclagem de base com adição de brita, imprimação, Tratamento Superficial Duplo (TSD) e microrrevestimento. A seleção dos trechos prioritários também leva em conta a avaliação dos gerentes regionais da SOP e os resultados do Levantamento Visual Contínuo (LVC), que é uma metodologia de análise das condições das rodovias estaduais realizada anualmente após a quadra chuvosa.

De acordo com o superintendente de obras públicas, Quintino Vieira, o objetivo do programa é devolver plenas condições de tráfego a segmentos que precisam de algum reparo, além de estender a vida útil da malha viária.

“Este é um programa que tem o objetivo de devolver plenas condições de tráfego a segmentos que precisam de algum reparo, além de estender a vida útil da nossa malha viária. A escolha dos itinerários que entram no programa é feita a partir de estudo técnico, que identifica as rodovias que estão danificadas e quais os serviços adequados para cada uma delas”, explica.

Entre os percursos já concluídos estão a CE-138, entre os municípios de Cristais e Morada Nova; CE-311, trecho que liga Granja a Viçosa; a CE-065, trecho de Palmácia a Pacoti; e a CE- 187, via que interliga Hidrolândia a Ipueiras. Hoje, entre os intervalos em andamento estão a CE-288 no município de Aurora, com 94%; a CE-257, trecho que compreende Varjota a Hidrolândia, com 72%; além da CE-321, na região de Sobral, que liga Graça à localidade de Lapa, com 20%. Os trabalhos devem ter continuidade ao longo deste ano.

A gerente de Projetos Rodoviários e Controle de Qualidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Larissa Augusto, detalha o processo de escolha e execução dos serviços de recuperação funcional.

“Utilizamos dois critérios principais para a seleção dos trechos prioritários que receberão a recuperação funcional: em primeiro lugar, observamos os resultados fornecidos no Levantamento Visual Contínuo (LVC), que se refere ao estudo anual elaborado pela SOP sobre as condições das rodovias estaduais. Em um segundo momento, levamos em consideração a avaliação técnica dos nossos gerentes regionais, que nos indicam as vias mais danificadas. A partir da escolha, são realizados ensaios laboratoriais, coletas, levantamento topográfico, todo um estudo para identificar quais os serviços mais adequados a serem executados naquele segmento específico”, afirma.

Além do Programa de Recuperação Funcional são realizadas melhorias rotineiras em sua malha viária por meio de contratos de serviços, executados anualmente, como Conserva e Manutenção e CBUQ, além de obras rodoviárias de implantação, pavimentação, duplicação e restauração executadas pelo Ceará de Ponta a Ponta, o maior programa de infraestrutura rodoviária da história do estado.

Segundo os números do Levantamento Visual Contínuo (LVC) 2023, estudo que avalia as condições das rodovias estaduais, 95,24% da malha viária cearense apresenta qualidade boa ou regular. Entre os 9.117,40 km de estradas pavimentadas, 81,72% figuraram no conceito “bom”, 13,52% foram avaliadas como “regular” e outros 4,76% estão com conceito “ruim ou péssimo”. Este último é o menor percentual dos últimos 20 anos.

O LVC é uma metodologia de análise importante para definir os investimentos e serviços adequados à cada rodovia. O levantamento é realizado no mês de agosto, após a quadra chuvosa, e considera aspectos como a qualidade do pavimento, da sinalização e da geometria da via. O estudo é feito por meio de um veículo equipado com câmeras e sensores que percorre toda a malha viária estadual, gerando imagens e dados que são processados e analisados pela equipe técnica da SOP.

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