Hacker é preso por suspeita de invadir páginas de órgãos estaduais e municipais
A PCCE segue com as investigações acerca do caso, para identificar outros indivíduos envolvidos na ação criminosa.
Uma investigação de inteligência da Polícia Civil (PCCE) culminou, na manhã desta quarta-feira (3), no cumprimento de um mandado de busca e apreensão em desfavor de um homem, de 18 anos, investigado por hackear páginas de órgãos estaduais e municipais dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Sergipe e Tocantins. A ofensiva policial ocorreu no município de Cascavel. Aparelhos eletrônicos, notebook e um celular foram apreendidos por equipes da Polícia Civil.
As investigações coordenadas pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), com apoio do Departamento de Inteligência (DIP) e do Núcleo Operacional (NO) do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), foram desencadeadas após um grupo de hackers atacar sites governamentais.
Diante dos fatos, a PCCE representou pela medida cautelar que foi acatada pelo Poder Judiciário. Durante o cumprimento da ordem judicial, as equipes apreenderam o notebook e o celular do alvo. Os equipamentos serão periciados. A PCCE segue com as investigações acerca do caso, para identificar outros indivíduos envolvidos na ação criminosa.
A modalidade do ataque aos sites é conhecida como “defacement”, uma espécie de pichação virtual na qual o invasor explora vulnerabilidades do site para alterar as informações exibidas aos usuários.
A ação rendeu à época prestígio aos hackers no mundo do cibercrime, embora não tenha permitido o controle total do site atacado.