PMCE convoca mais de 1.300 aprovados em concursos
O novo edital de chamamento foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (11)
Os candidatos aprovados nos últimos concursos da Polícia Militar do Ceará (PMCE) receberam uma boa notícia nessa quarta-feira (10). Após decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF), o Governo do Ceará anunciou o chamamento de 1.313 aprovados para as vagas de soldado e 2º tenente da PMCE. O novo edital de chamamento foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (11).
O chamamento estava suspenso desde o fim do ano passado, por causa de uma ação judicial que questionava os critérios de cotas raciais do concurso. O Governo do Ceará recorreu da decisão e conseguiu reverter a situação no STF, que autorizou a continuidade do processo seletivo.
Os aprovados deverão iniciar o curso de formação na segunda quinzena de fevereiro deste ano. O curso tem duração de seis meses, sendo os primeiros três meses de instrução interna e os últimos três meses de atividades teóricas e práticas nas ruas.
Além dos 1.313 aprovados que serão chamados imediatamente, o Governo do Ceará também ampliou o cadastro reserva para as duas funções. Para o cargo de soldado, o cadastro reserva passou de 500 para 820 vagas, incluindo 290 candidatos que ainda não haviam concluído todas as fases do concurso. Para o cargo de 2º tenente, o cadastro reserva passou de 187 para 477 vagas, abrangendo 224 candidatos da ampla concorrência, 66 das cotas raciais e um novo candidato.
O chamamento dos aprovados nos concursos da PMCE faz parte do investimento do Governo do Ceará na segurança pública, que também inclui novos projetos na área, como o combate aos roubos e furtos de celular, que será realizado de forma integrada com outros entes do Estado.