Caixa inicia pagamento do abono salarial 2024 em fevereiro
A Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento, divulgou o cronograma
Os trabalhadores que têm direito ao abono salarial do calendário 2024, referente ao ano-base 2022, poderão receber o benefício a partir de 15 de fevereiro. A Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento, divulgou o cronograma nesta segunda-feira (15), após a aprovação do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), em dezembro.
O abono salarial é um benefício pago aos trabalhadores que receberam até dois salários mínimos por mês, em média, e que estão cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) há pelo menos cinco anos. O valor do abono varia de R$ 92 a R$ 1.100, de acordo com o tempo de serviço no ano-base.
O pagamento será feito de forma escalonada, seguindo o mês de nascimento dos trabalhadores. Os que nasceram entre julho e dezembro receberão o abono ainda no primeiro semestre de 2024. Já os que nasceram entre janeiro e junho receberão no segundo semestre. O prazo final para sacar o benefício é 30 de junho de 2025.
Os trabalhadores que têm conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito em conta. Os demais poderão sacar o valor por meio da Poupança Social Digital, uma conta digital gratuita aberta automaticamente pela Caixa, que pode ser movimentada pelo Aplicativo Caixa Tem. O aplicativo permite pagar contas, fazer transferências, pagar na maquininha e realizar compras com o cartão de débito virtual.
Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser feito com o Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nas agências da Caixa.
Instituído pela Lei 7.998/90, o abono salarial é financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que também custeia o seguro-desemprego e programas de desenvolvimento econômico.
Esta é uma matéria gerada por inteligência artificial, baseada nas informações fornecidas pelo usuário. Ela não reflete necessariamente a opinião do Bing ou de qualquer outra fonte oficial. Para mais informações, consulte o site da Caixa.